quarta-feira, 29 de março de 2017

Os mais importantes e interessantes festivais cervejeiros da Bélgica! - Por Doug Merlo


Os verdadeiros apreciadores de cervejas já são familiarizados com a cultura cervejeira belga, mas a Bélgica é um país que sempre consegue nos impressionar e surpreender quando o assunto é cerveja. E algumas dessas surpresas são os seus magníficos e fascinantes festivais cervejeiros espalhados por todo o território e organizados durante o ano todo.  Não há melhor lugar e momento para começar a apreciar e degustar. Nesse post vou elencar os festivais cervejeiros mais importantes e interessantes da Bégica, eu mesmo ja participei na maioria deles e posso garantir que cada um tem seu próprio caráter e tradições distintas.

BRUGES BEER FESTIVAL

Típico e charmoso festival que acontece todo o mês de Fevereiro. Esse ano o festival de cerveja mais popular de cidade de Bruges completou 10 anos e celebrou um grande estilo ao receber 70 stands com cervejarias de toda a Bélgica. Nesta edição em especial, metade dos stands tiveram um lugar debaixo de uma enorme tenda criada na praça central, e a outra metade enfeitaram os salões do campanário imponente da matriz central de Bruges o "Belfry". Um festival que oferece uma visão geral das cervejas belgas e uma multidão internacional apreciando e falando sobre cervejas. 

Site: http://www.brugsbierfestival.be
Data: Esse ano aconteceu nos dias 4 e 5 de Fevereiro.
Local: Bruges



A NOITE DA GRANDE SEDE (NACHT VAN DE GROTE DORST)

O principal atrativo de A Noite da Grande Sede (além de seu nome convidativo) é o seu único foco: cervejas Gueuze e Lambic, são cervejas belgas que são feitas exclusivamente no Vale Senne e Pajottenland. Aqui, os protagonistas são as verdadeiras micro-cervejarias tradicionais que produzem Lambic em meio às colinas e terras agrícolas. Espertos de cerveja de todo o mundo aparecem para as edições do festival que acontece nos anos pares. Uma noite que promete ser particularmente cosmopolita, já que a organização Gueuze Society está pedindo a todos os visitantes que tragam a bandeira de seu país para uma foto geral. A partir das 19:00 será um por todos, e todos por Lambic. 

Site: http://www.geuzegenootschap.be/en/the-night-of-great-thirst
Ainda sem data prevista para 2018.
Local: na frente da Itterbeek Church, Dilbeek



ZYTHOS BEER FESTIVAL

Este é o maior festival em território belga, com mais de 500 cervejas diferentes e está cada vez mais se fixando na cena e no calendário da cerveja na Europa. Festival que acontece todos os anos no mês de abril na cidade de Leuven. Um dos poucos festivais que a grande maioria dos produtores belgas fazem questão de comparecer com os seus produtos. A possibilidade de degustar as várias cervejas presentes no festival e ter a oportunidade de conversar com os produtores é única. 

Site: http://www.zbf.be
Data: 22 a 23 de Abril de 2017
Local: Brabanthal, Leuven



LEUVEN INNOVATION BEER FESTIVAL

O Festival de Cerveja e Inovação de Leuven consegue combinar a história e a modernização do negócio da cerveja. Evento que acontece dentro do antigo salão tradicional da cerveja da cidade, onde Stella Artois, famosa cervejaria de Leuven viu pela primeira vez a luz do dia. O evento em pequena escala oferece até 75 opções de cervejas especializadas.

Site: http://www.leuveninnovationbeerfestival.com
Data: 4 e 5 de Junho de 2017
Local: De Hoom, Leuven



BOLLEKESFEEST

O Bollekesfeest, mostra como o amor dos cidadãos da cidade de Antuérpia para com a sua cerveja regional tem crescido, sa festa promove a culinária e cultura cervejeira por toda a cidade. A estrela da festa é o "Bolleke", famoso copo e marca registrada da cidade criado pela cervejaria De Koninck. Um ponto fixo nos menus dos cafés de Antuérpia, o Bolleke (uma tradução solta seria "Gordinho"), a principal cerveja do evento são as Belgian Pale Ale com um aroma ligeiramente maltado, condimentado e "hoppy". Durante o festival, os mercados que vendem todos os tipos produtos regionais se reunem e bandas locais atuam durante os quatro dias.

Site: http://www.visitantwerpen.be/nl/bollekesfeest2016
Data: 17 a 20 de Agosto 2017
Local: Centro histórico de Antuérpia incluindo Grote Markt, Handschoenmarkt, Groenplaats e Suikerrui



GENT BEER FESTIVAL

A cidade com a sua típica hospitalidade flamenga oriental abriga o Festival de Cerveja de Ghent com duração de um dia, que regularmente apresenta um convidado de honra. A edição de 2016 serviu cervejas especiais do Reino Unido além das cervejas nacionais e locais onde o tema foi "brettanomyces", típicas leveduras selvagens usadas na produção de cervejas belgas da região de Pajottenland, isso dá um significado adicional ao Festival fazendo com que os participantes "ousem provar" o tema. Todas as degustações acontecem em um ambiente descontraído em um dos jardins da cidade.

Site: http://gentsbierfestival.be
Data: 19 de Agosto de 2017
Local: Jardim do VIP-School, Ghent



NORTH SEA BEER FESTIVAL

Os verões nos litorais belga se tornam ainda mais refrescantes durante o último fim de semana de Agosto, quando o North Sea Beer Festival aterrissa no centro da cidade de Ostende. No campo verde do Leopold Park, a poucos metros da praia. Mais de150 rótulos de cervejas especializadas e vários alimentos incríveis ficam a nossa espera. Enriquecido por Gazebos e conjuntos de música ao vivo para noites especialmente aconchegantes.

Site: https://business.facebook.com/events/1817293945167694/
Data: 25 a 27 de Agosto de 2017
Local: Leopold Park, Ostend



BELGIAN BEER WEEKEND

Se você for um apaixonado por cervejas e se encontrar na Europa entre o fim de Agosto e o final de Setembro, é etapa obrigatória dar um pulo em Bruxelas e degustar do mais puro pedigree belga cervejeiro no fim de semana da cerveja belga. Organizado pela Federação Nacional dos cervejeiros belgas, tem como pano de fundo a magnífica Grand Place no centro de Bruxelas. São servidas cerca de 350 cervejas belgas, e mais 80.000 amantes de cerveja de todo o mundo passam pela praça durante o final de semana.

Site: http://www.belgianbrewers.be/en/events/belgian-beer-weekend-171/?lang=en
Data: 1 a 3 de Setembro de 2017
Local: Grand Place, Bruxelas



BEER, BREAD AND CHEESE FESTIVAL

Festival que acontece em uma encantadora, imponente, tradicional e pitoresca cidade chamada Durbuy na região das Ardenas com o apelido de "a menor cidade do mundo". Com grande variedades de cervejas regionais, pães e queijos.

Site: http://bdd.tourisme.durbuy.be/durbuy_agenda.php
Data: 9 e 10 de Setembro de 2017
Local: Place aux Foires, Durbuy



POPERINGE BEER AND HOP FESTIVAL

A pequena região de Poperinge - famosa por sua natureza acolhedora (muito apreciada pelos soldados aliados britânicos durante a Grande Guerra, achando o apelido de "pequena Paris") e por ser a única região produtora de lúpulo na Bélgica, como já comentado nesse artigo, é um ambiente natural para o  popular Beer and Hop Festival. Esse festival acontece somente a cada três anos, e 2017 é um dos sortudos. Se algum dos leitores do Loucos por Belgas estiver pela Bélgica, não perca a coroação da "Rainha do Lúpulo".

Site: http://www.hoppefeesten.be/en
Data: 15 a 17 de Setembro de 2017
Local: Poperinge's City Center, Hop Museum e Paardenamarkt


KERSTBIER FESTIVAL

Todos os anos na cidade de essen é organizado um dos festivais mais encantadores da Bélgica, o festival das cervejas de natal belgas. Durante dois dias os visitantes podem saborear cerca de 180 cervejas belgas e de Inverno.  A lista de cerveja é considerada como uma das melhores do mundo, com vários exemplares e perólas interessantes combinadas com outros clássicos. 
No festival de 2015 cerca de 2000 sedentos amantes de cervejas de Natal foram ao festival em Essen. E não só da Bélgica! A cada ano a audiência internacional vem crescendo, contando 25 países na última edição.

Site: http://kerstbierfestival.be/ENG/route-E19.htm
Data: em Dezembro de 2017 ainda a ser definido pela organização
Local: heuvelhal Kapelstraat 7, Essen



Com todos esses eventos durante o ano todo, tenho certeza que qualquer viagem para a Bélgica será de muito divertimento, cerveja e cultura. 

Por Doug Merlo
Biersommelier Doemens Diplom
Italian Beer Taster Diplom
BJCP Certified
Mixologist







Nenhum comentário:

Postar um comentário